15 agosto 2016

#17{Resenha} Ele não é isso


Título: Ele não é isso
Autor:Rodrigo Moreira
Páginas: 268
Editora/Ano: Arwen/2016
Gênero: Terror/Ficção

Leia Mais: Skoob 

Comprar: Arwen Store





     Olá leitores, tudo bem?
     Hoje trago a resenha do livro "Ele não é isso" do autor parceiro aqui do blog Rodrigo Moreira, antes mais nada quero dizer que ao ler esse livro me deparei com um cenário muito perturbador e ao mesmo tempo envolvente que me prendeu do início ao fim, o autor soube realmente criar uma história única e surpreendente
    O livro se inicia com uma gravação de um depoimento de três cientistas onde eles contam sobre um vírus que se espalhou pela terra e matou milhares de pessoas e as transformou em algo terrível, e estão tentando descobrir o motivo de uma pessoa ser "imune" a doença, então ficamos super curiosos para saber o que é esse vírus e no que ele transforma as pessoas, então nas próximas páginas nos deparamos com outros depoimentos desse mundo pós-apocalíptico, que são um tanto assustadores.
    Em seguida o livro retorna ao passado e é neste ponto que conhecemos Matias Castro, perdeu a mãe aos 9 anos de idade sofrendo muito com a perca ao ser criado por sua tia  Selene e o marido, onde era constantemente humilhado e agredido, por esses motivos Matias acabou se tornando um garoto que almejava se vigar de seus tios, vivendo sempre nas ruas e aprontando coisas erradas junto com seu amigo Boca, quando uma nova família se muda na vizinhança ele conhece Felícia uma jovem criada em uma família que repudia todos os pecados do mundo e só vivem para Deus, Matias ao se encantar pela jovem resolve conquistá-la e após muita insistência finalmente consegue o que quer e a abandona, o que me fez ficar com muita raiva dele rsrs.
    Felícia acaba engravidando e ao contar para Matias é humilhada, é ainda expulsa de casa após ser castigada pelos pais, sem apoio nenhum ela se isola em uma bolha de tristeza até que tenta acabar com a própria vida, neste momento Matias percebe o mal que causou  a moça e  tenta se redimir aos poucos e após muita persistência conquistou novamente Felícia, arrumou um emprego, se casando e o amor só ai que foi surgindo conforme iam se conhecendo melhor, tudo estava indo bem com o casal,  mas o destino preparou uma surpresa para eles e em uma noite enquanto voltavam para casa Felícia foi mordida por um cachorro, os dois pensaram que não era nada grave  e continuaram com suas vidas, mas com o passar dos dias Felícia começou a ficar doente apresentando muita febre e outros sintomas estranhos ao levá-la ao hospital já era tarde demais Felícia morreu logo após o parto do bebe ainda prematuro, Matias Junior, ao passar por vários exames  não foi encontrado nenhuma anomalia no recém-nascido.


"Quando se tenta preencher todo um vazio que a vida lhe deixa, mal sabemos que o próximo já estará aberto"

   Com o passar dos anos Matias cuidava de Junior e ao ir trabalhar deixa a criança com Dona Celina professora aposentada e que morava no mesmo edifício de Matias, neste ponto em diante começamos a conhecer um pouco mais sobre a vida dessa senhora tão bondosa, que teve vida sofrida, pobre se mudou para a cidade de São Paulo para tentar uma vida melhor, trabalhou de empregada para um casal que ao perceberem o potencial de Celina custearam  seus estudos, aos quais ela se dedicou totalmente  e depois de formada passou a se dedicar a seus alunos, acabou nunca se casando, mas cuidava de Matias e Junior como uma mãe, conforme vamos lendo conhecendo ainda mais da vida  e dos traumas desta senhora, além de conhecermos também outro vizinho, Romeu, um homem ignorante e amargurado.
   Quando Junior com apenas 3 anos começou a ficar doente tendo febre frequentemente,  foi levado ao hospital e após passar por vários exames não foi encontrada nenhuma doença, mas com o passar dos dias ele  piorava cada vez mais, tinha febre todos os dias, queria morder a si mesmo e as pessoas, não era mais afetuoso ou carinhoso, tinha um olhar vazio e perdido e tinha uma voracidade por carne fresca, Matias larga então o emprego para se dedicar exclusivamente ao seu filho e ao se trancar no apartamento com o filho começa a alucinar, misturar a realidade com sonhos, já não se cuida mais, apenas pensa no seu filho que está cada vez pior, mas acha que apenas ele pode cuidar da criança e não se da conta de como o seu filho esta se transformando em uma criatura diferente de um ser humano.... Em que o Junior está se transformando? Quais as causas?  O que ira acontecer com Matias e o filho? 
"A ausência era algo que realmente assolava sua vida. Inconscientemente, era a forma que ele encontrava para não viver a realidade e assumir as responsabilidades. Fuga! Uma vez que não havia com o que se comprometer, também não havia sofrimento." 

   Ao iniciar a leitura não imaginava que o que me aguardava seria tão perturbador, nunca pensei que um livro poderia retratar um bebe tão indefeso desta forma o que me fez ficar espantada e ao mesmo tempo curiosa para saber o destino da criança, isso fez com que o livro se tornasse único e nada convencional, fazendo o leitor ler até a última página para saber o desfecho desta história.
   O livro é envolvente como já dito anteriormente, o autor soube desenvolver muito bem a história e os personagens, a escrita é cativante e direta, nos faz ficar admirados com a capacidade da imaginação do autor em criar uma história ao mesmo tempo chocante e realística, Ele não é isso nos faz pensar em como nossos problemas e o passado influência no nosso dia-a-dia, em como as escolhas que fazemos podem mudar tudo, nos faz valorizar o que temos e as pessoas que temos.
  A história é narrada em terceira pessoa, com linguagem simples de fácil entendimento, há também em muitos momentos a alternância entre o passado e o futuro que contribui para saber mais sobre os personagens, mas ao mesmo tempo em algumas passagens do livro nos deixam um pouco confusos, mas que não atrapalha a leitura.
  Os personagens são cativantes, e bem construídos cada um com suas características pessoais, cada um tem seus demônios e traumas e lutam contra eles de diferentes formas (uns melhores que outros) em muitas partes não sabia se ficava com dó ou raiva de Matias, ele é um cara que sofreu e que foi aprendendo com os erros e que ama seu filho acima de tudo, mas por outro lado ele é totalmente problemático, algumas de suas ações foram longes demais e seu modo de agir e tratar os vizinhos me deixou em estado de nervos.
   Em muitas partes senti nojo o modo como o autor descreveu as cenas me fez ter que parar a leitura parar poder respirar são cenas forte e realmente nojentas então para quem tem estômago fraco e quer ler esse livro aconselho que se prepare.
    O livro foi bem finalizado, mas me deixou um pouco triste pois acho que alguns personagens não tiveram o final merecido, realmente amei o livro e para todos que gostam de livros de terror e suspense leiam Ele não é isso tenho certeza que irão adorar e se surpreender assim como eu.
    Obrigada Rodrigo pela honra em poder ler essa obra incrível e desejo muito sucesso.


"A vida se aproveita até quando estamos dormindo. Não deixe que o tempo passe e, no final do caminho, você olhe para trás e perceba que não deixou história alguma, meu querido."




   E para aqueles que forem para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo o autor Rodrigo Moreira estará lá autografando os livros e batendo um papo nos dias 28 de agosto das 17:00 as 18:00 horas e 30 de agosto das 13:00 as 14:00 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário